REF.: FOR4727
10ª/2010
Psicologia e Pedagogia Tudo o que julgamos saber sobre a inteligência, sua origem, gênese, fases diferentes do desenvolvimento, Jean Piaget focaliza em um trabalho que é o resultado de quarenta anos de pesquisas. Nesta obra, o Autor estuda o problema dos novos métodos psicológicos aplicados à pedagogia. Jean Piaget, ao mesmo tempo em que demonstra as falhas da pedagogia tradicional, excessivamente empírica, e retraça a história das tentativas mais importantes que vêm sendo feitas nesse campo há mais de meio século, dá uma resposta pessoal - e que certamente causará grande impacto - à permanente crise do ensino. SUMÁRIO ÍNDICE Palavras Prévias PRIMEIRA PARTE Educação e instrução desde 1935 1. A evolução da pedagogia 2. Os progressos da psicologia da criança e do adolescente 3. A evolução de alguns ramos do ensino 4. A evolução dos métodos de ensino 5. As transformações quantitativas e a planificação do ensino 6. As reformas de estrutura, os programas e os problemas e orientação 7. A colaboração internacional em matéria de educação 8 A formação dos professores do primeiro e do segundo grau SEGUNDA PARTE Os novos métodos, suas bases psicológicas 1. A gênese dos novos métodos 2. Princípios de educação e dados psicológicos