Este livro tem como objetivo elucidar as alterações cognitivas características dos principais quadros psicopatológicos na infância e na adolescência.
Fruto da parceria entre uma neuropsicóloga clínica e um psiquiatra infantil, a obra traz resultados dos testes psicológicos para mostrar de qual maneira os dados podem ser interpretados e como estão correlacionados aos sintomas e sinais descritos na queixa e no histórico, aproximando a teoria e a prática. Está estruturada em 3 partes:
• Aspectos teóricos: neuropsicologia e doença mental, com capítulos sobre neuropsicologia e psicopatologia, suas inter-relações, diagnóstico, exame psíquico e entrevista clínica; • Aspectos teóricos e práticos da avaliação neuropsicológica, abordando temas como instrumentos de avaliação, domínios cognitivos, raciocínio clínico, entre outros; • Casos clínicos, com a apresentação de casos de deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos depressivos etc.
A partir do desenvolvimento do raciocínio clínico e da avaliação dos aspectos do domínio afetivoemocional, de forma a ambos serem inseridos como diretrizes para o diagnóstico diferencial, o livro é referência para estudantes e profissionais da saúde mental.
SUMÁRIO
Apresentação
Parte I Aspectos teóricos: neuropsicologia e doença mental 1 O que é neuropsicologia e psicopatologia? 2 Inter-relações entre psicopatologia e neuropsicologia clínica 3 Diagnóstico na infância e na adolescência 4 Exame psíquico e entrevista clínica
Parte II Aspectos teóricos e práticos da avaliação neuropsicológica 5 Avaliação neuropsicológica e instrumentos da avaliação neuropsicológica 6 Estatística aplicada à psicometria e à neuropsicologia 7 Domínios cognitivos e aspectos do domínio afetivo-emocional 8 Raciocínio clínico em neuropsicologia
Parte III Casos clínicos
A- Transtornos do neurodesenvolvimento 9 Deficiência intelectual 10 Transtornos do espectro autista 11 Transtornos específicos da aprendizagem 12 Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade 13 Transtornos motores
B- Outros quadros em psicopatologia da infância e da adolescência 14 Transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta (transtorno de oposição desafiante e transtorno da conduta) 15 Transtornos de ansiedade 16 Transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados 17 Transtornos depressivos 18 Esquizofrenia
Considerações finais Referências bibliográficas Índice remissivo